Especialidades

Entenda como posso ajudar seu filho (a)

Muitas pessoas não sabem, mas as crianças sofrem com doenças do aparelho digestivo desde muito cedo! Se seu filho apresenta desconforto ou inchaço na barriguinha, dor, diarreia, vômitos, dificuldade de evacuar, dificuldades alimentares ou alterações nas fezes e no ganho de peso eu posso ajudar!

Quando a criança apresenta reações gastrointestinais após comer determinados alimentos é fundamental investigar a possibilidade de alergias e intolerâncias alimentares. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um exemplo muito prevalente.

É um sintoma muito comum nas crianças e pode variar em intensidade e gravidade mas sempre merece investigação pois pode ser causada por doenças do aparelho digestivo.

A dificuldade para evacuar gera muito sofrimento para a criança e para sua família, é importante identificar a causa e tratar com agilidade para evitar tamanho desconforto.

Quadros de infecção por vírus, bactérias e parasitas podem causar diarreia e desidratação, o que é preocupante. Mas especialmente quando a diarreia se prolonga mais de duas semanas, é importante uma avaliação especializada para descartar doenças que podem demandar um tratamento mais específico como Doença Celíaca e Doenças Inflamatórias Intestinais. 

Podem ocorrer na doença do refluxo, nas gastrites, em doenças do pâncreas, alergias e intolerâncias alimentares, em doenças funcionais como os vômitos cíclicos  e também em alterações anatômicas do trato gastrointestinal.

A hemorragia digestiva tem inúmeras causas como colite alérgica, pólipos intestinais, doenças inflamatórias intestinais, fissuras anais, entre outras. Esse sinal de alerta sempre requer investigação e tratamento.

Coloração amarelada da pele em bebês com mais de duas semanas de vida, coloração mais clara das fezes , alterações de exames hepáticos e “gordura no fígado” podem significar doença do fígado e vias biliares com necessidade de acompanhamento pelo Gastroenterologista e Hepatologista Pediátrico.

Quando a hora da refeição se transforma em um momento de desconforto e angústia para a criança e para a família precisamos investigar doenças e alterações sensoriais que podem estar relacionadas. O acompanhamento desde a introdução alimentar pode também prevenir ou amenizar muitas dessas dificuldades.

Dificuldade para ganho de peso, obesidade infantil e suplementação pediátrica.

Procedimentos Pediátricos

Ajudar as famílias a terem mais qualidade de vida e saúde é o que me move. E para mim, só uma forma de fazer isso faz sentido: com muito amor!

Esôfago/ Estômago

Consultas para diagnosticar e tratar causas de vômitos, dor abdominal, hemorragia digestiva e dificuldade alimentar que podem acontecer em quadros de refluxo, gastrite, úlceras, esofagite eosinofílica, alergia alimentar e outros .

Intestino

Doenças que acometem os intestinos podem se apresentar com diarreia, dor abdominal, má absorção, alteração da consistência e aparência das fezes, alteração do ganho de peso, sangue nas fezes, dificuldade para evacuar, entre outras manifestações. Entre elas estão: Doença Celíaca, Doenças Inflamatórias Intestinais ( Doença de Crohn e Colite Ulcerativa), parasitoses intestinais, constipação e encoprese, doenças funcionais, intolerâncias e alergias alimentares.

Fígado, vias biliares e pâncreas

Investigação de alterações dos exames do fígado, tratamento de hepatites infecciosas, hepatite auto-imune, colestase neonatal, esteatose hepática, doenças metabólicas do fígado, obstrução extra-hepática de veia porta, anomalias das vias biliares e acompanhamento pós transplante hepático.

Diagnóstico e tratamento de pancreatites, Fibrose Cística  e outras alterações pancreáticas.

Outros

Suplementação em pediatria e avaliação de dificuldades para se alimentar ou ganhar peso, sobrepeso, obesidade infantil e situações metabólicas especiais.