O refluxo gastroesofágico ( retorno de conteúdo do estômago para o esôfago) é a condição que mais comumente acomete o esôfago nas crianças e uma das três queixas mais comuns no consultório do gastropediatra.
A boa notícia é que a maioria dos bebês têm refluxo fisiológico, ou seja, não têm doença do refluxo.
Nós chamamos de fisiológico aquilo que pode fazer parte do desenvolvimento daquele bebê, acontece em bebês saudáveis que vomitam ou regurgitam ( “golfam”) mas que não apresentam complicações relacionadas à isso.
Reforçando: o refluxo é considerado fisiológico quando está dentro do esperado para aquela idade e ocorre com mais frequência no bebê por vários fatores:
- imaturidade do esfíncter que fica entre o esôfago e o estômago e da barreira anti-refluxo
- alimentação líquida
- permanecer deitado por muito tempo
- mamar com muita frequência ou em excesso ( as crianças menores ingerem mais calorias/kg/dia)
- esvaziamento do estômago mais lento
Tudo isso pode favorecer regurgitações! Geralmente os episódios de refluxo são no período pós alimentar, de curta duração e sem maior desconforto clínico. Se o bebê está ganhando peso bem, não está excessivamente choroso ou irritado, não recusa as mamadas, fica bem logo após os episódios de refluxo, provavelmente ele não tem nenhuma doença.
Com o crescimento da criança, observa-se diminuição da ingestão calórica, com espaçamento maior entre as refeições, melhora do tônus muscular e manutenção da posição ereta por mais tempo, fatores que progressivamente levam à diminuição do refluxo. A introdução dos alimentos sólidos também contribui para melhora dos vômitos e regurgitações.
O que a família do bebê com refluxo fisiológico precisa é de roupas extras e muita paciência, mas essa fase passa e não traz sofrimento ao bebê.
Se por outro lado, você observar alteração do ganho de peso, dificuldade para alimentar a criança, rouquidão, tosse e outros sintomas respiratórios ou otorrinolaringológicos, irritabilidade excessiva e alteração da postura da cabeça, fique atento e procure um Gastropediatra.